1º- muitas festividades que ocorreram no mês de junho;
2º- origens em países católicos da Europa, pois homenageia São João.
Essa festa teve origem na Inglaterra por volta dos séculos XIII e XIV. A guerra dos Cem Anos foi uma grande aliada para a transferência cultural da Inglaterra para a França, essa última, adotou a dança da quadrilha. Essa dança invadiu os palácios da França e tornou-se uma dança de nobres.
Como uma epidemia, a festa já estava por toda a Europa e como não podia faltar; a quadrilha estava presente em todas festividades da nobreza.
No Brasil, a Festa Junina foi trazida por portugueses no século XIX; mas não pense que só os portugueses que influenciaram não!?! Os chineses, espanhóis e franceses também tiveram a sua contribuição. A França, como já citado, trouxe a dança típica: quadrilha. A China, lugar onde a pólvora era manipulada, influenciou na tradição de atirar fogos de artifícios. E por último, a Espanha que introduziu o uso de fitas e atualmente serpentina. Com o passar do tempo, a festividade foi se “abrasileirando”.
Agora vamos para a parte boa da “festa”: comidas!!!!! Sempre nas Festas Juninas tem bolo de milho, cuzcuz, pamonha, canjica, quentão, pé-de-moleque, cocada, pinhão, fubá...........
(água na boca né!!??) No mês de junho é a colheita de milho, por isso muitos alimentos da comemoração são feitos dele.
Referência: *http://www.suapesquisa.com/musicacultura/historia_festa_junina.htm* http://www.braziliansinbc.ca/pagep4.htm
Festa Junina na Inglaterra!!!
2 comentários:
juh!
mtu interessante o teu tema!
festa eh a tua cara mesmo!
legal teu blog!!!
;DDD
bjaum
Meu nome é Marco Aurélio Fabrício , sou o pai desta magnífica menina chamada Juliana.Utilizo este espaço para ressaltar a importância do trabalho desenvolvido pela Juliana junto à disciplina de História.
Os temas escolhidos (carnaval e festa junina) foram muito bem abordados e ricos de conteúdos quanto à origem e a forma como essas manifestações populares fora introduzidos em nosso meio cultural. O Brasil, como país colonizado, sofreu diversas influências tanto no campo social como cultural e, o carnaval e a festa junina, por serem festa típicamente populares, serviram de estudo para enriqueçer ainda mais o nosso saber.
Creio portanto, que os objetivos propostos pela disciplina foram plenamente atingidos, em razão da forma explícita e de fácil entendimento do assunto em questão.
parábens juliana!
Marco Aurélio fabrício.
Porto Alegre,RS, 02 de Abril de 2007.
Postar um comentário