terça-feira, 27 de março de 2007

Festa Junina!!!!!!

Duas prováveis explicações para Festa Junina:
1º- muitas festividades que ocorreram no mês de junho;

2º- origens em países católicos da Europa, pois homenageia São João.

Essa festa teve origem na Inglaterra por volta dos séculos XIII e XIV. A guerra dos Cem Anos foi uma grande aliada para a transferência cultural da Inglaterra para a França, essa última, adotou a dança da quadrilha. Essa dança invadiu os palácios da França e tornou-se uma dança de nobres.

Como uma epidemia, a festa já estava por toda a Europa e como não podia faltar; a quadrilha estava presente em todas festividades da nobreza.

No Brasil, a Festa Junina foi trazida por portugueses no século XIX; mas não pense que só os portugueses que influenciaram não!?! Os chineses, espanhóis e franceses também tiveram a sua contribuição. A França, como já citado, trouxe a dança típica: quadrilha. A China, lugar onde a pólvora era manipulada, influenciou na tradição de atirar fogos de artifícios. E por último, a Espanha que introduziu o uso de fitas e atualmente serpentina. Com o passar do tempo, a festividade foi se “abrasileirando”.

Agora vamos para a parte boa da “festa”: comidas!!!!! Sempre nas Festas Juninas tem bolo de milho, cuzcuz, pamonha, canjica, quentão, pé-de-moleque, cocada, pinhão, fubá...........
(água na boca né!!??) No mês de junho é a colheita de milho, por isso muitos alimentos da comemoração são feitos dele.


Referência: *http://www.suapesquisa.com/musicacultura/historia_festa_junina.htm* http://www.braziliansinbc.ca/pagep4.htm

Festa Junina na Inglaterra!!!

Carnaval!!!!

Esse ano a Sapucaí tava liiiiinda!!!!!! Eu, particularmente, adoro Carnaval. Bastante gente bonita, muita diversão, zuação e com duração de quatro dias!! Quer coisa melhor??!! É... eu aprecio uma das festas mais populares e famosas do mundo.Todo mundo acha que o Carnaval é uma festa típica do Brasil (sim né, esse povo calorento!!!!),mas não!! Bem pelo contrário. Bom, chega de enrolação e vamos esclarecer isso.

A palavra Carnaval tem origem do latim carnis (carne)+ vale (adeus), carne levare ou até mesmo carnilevamen; todas obtendo o mesmo sentido: “suspensão de carne”. A festividade não tem data fixa, ela acontece um pouco antes da Quaresma (penitencia e jejum para os católicos) e tem como objetivo a libertação, liberdade de expressão e divertimento.


Enxergue se puder, carnaval das ruas!!!
O Carnaval foi introduzido no Brasil provavelmente pelos portugueses no século XVII. Mas não pense que eram escolas de samba, mulheres bonitas desfilando e sambando ou uma grande ala de bateria, bem pelo contrário; as pessoas festejavam o carnaval de uma maneira nada delicada como: jogando ovo podre, farinha, água e fuligem uma nas outras. Era praticamente uma batalha, certas atitudes eram tão violentas que foram até proibidas pelos oficias.

Você deve estar se perguntando: “Por que o Carnaval de hoje em dia é diferente??”... Bom, em meados do século XIX, um certo grupo de arruaceiros começaram a tocar bumbos e tambores, em fim; faziam muito barulho e algazarra a partir das 22 horas de sábado. Esse grupo ficou conhecido como “Bloco do Zé Pereira”. Ainda no século XIX, a folia sofreu influência européia (França e Itália) como o uso de máscaras, fantasias, Rei Momo entre outros.

Em 1840, surgiram os primeiros bailes carnavalescos animados por músicas portuguesas e também a polca e os ritmos do carnaval italiano; e mais adiante, o samba, as marchas carnavalescas e o frevo. Em 1870, as pessoas cantaram a primeira musica carnavalesca do país: “E viva Zé Pereira”.

Em Veneza o Carnaval foi marcado pela beleza e exuberância das máscaras, fantasias e também pela diferença de ritmo e “clima” de qualquer outro carnaval. No século XIX o carnaval foi esquecido, mas desde 1880 as autoridades reviveram essa grande festa.




Agora... mudando totalmente da água pro vinho de assunto, mudando de uma festa que acontece no mês de fevereiro ou março para uma que acontece em junho. Adivinho?????

Mas é claro, a nossa típica Festa Junina não podia ficar de fora.



Referência:
*www.aticaeducacional.com.br/htdocs/secoes/festas.aspx?cod=278 - 39k –
*bonline.terra.com.br/especiais/carnaval2007/temporeal/x1802423.html - 24k -

Curioso(a)??? Tudo bem, pode espiar!!!!

Bem- vindos,
ao blog da Juzão!!! Como proposto pela Profª Silvana, tive que escolher um assunto de meu interesse e desenvolver o mesmo; porém, como era no século XIX. Não foi muito difícil, logo pensei em um assunto bem descontraído e que me despertou bastante curiosidade. Festa!!! Fico imaginando como eram as festas no "século das revoluções". Muitas delas tiveram origem em meados do "longo século" e hoje em dia são grandes festas populares como por exemplo o carnaval. Comemorações religiosas, cultos e etc, também fizeram parte desse século. Pretendo englobar no assunto os tipos de música, de pessoas que frequentavam, danças e comidas típicas de determinadas festas. Espero que gostem das pesquisas e elaborações que farei sobre o assunto que escolhi!!!

Curioso(a)??? Tudo bem, pode espiar!!!!